quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

ANO NOVO





Ano novo,  novo ano.  Novas perspectivas, novos  projetos, tudo magicamente novo. Esperança nova. De nova esperança a deixar o velho pra traz. É o começo de novos doze meses, novos trezentos e sessenta e cinco dias,  novas, 8760 horas. É o ano novo, paradoxalmente o inicio do velho. Ano velho que começa  a partir do primeiro segundo desse novo ano. Com isto pense, e pense profundamente, a refletir que, o adeus ano velho,  nada mais é que  adeus aos seus sonhos, projetos e tudo que prometeu a ti  nesse ano novo, que ora passa, a novo ano. Mas a renovar,  aquilo que antes era novo, e que agora, torna-se então novo, no ano novo.
E se assim, faça com total veemência, que esse novo seja realmente diferente.  Que tu farás, a tudo que queiras conquistar e ou fazer, uma renovação diária, e porque não dizer horária, não desviando do objetivo.  E não  simplesmente promessas no “réveillon”. Palavra francesa que vem, no mundo inteiro definir a passagem do ano velho ao novo.  Significando literalmente, véspera.
Então que não seja apenas véspera de tudo projetado. Que não seja apenas véspera dos teus sonhos e esperanças. Mas que seja véspera do teu comprometimento e absoluta determinação, a fazer daquele, esse, realmente novo. Dotando se da firmeza e convicção, de que só, e só depende de tu, não ser apenas a véspera. Pois se acreditares, o universo, ah! O universo conspira, ao seu favor, já dizia o grande pensador, que se faz presente no cotidiano altruísta. Importando se em apagar e dissecar o egoísmo.
E que o ano novo, seja um novo ano.

Por Delson A. Vieira






sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DESTINO


Destino



É, é o  destino,  capaz de dirigir a vida de todos, sem pedir licença ocupando lugares, decidindo sem pedir permissão. Sei que cada um é regido por ele. Seja de uma maneira, seja dessa mesma maneira. Há os céticos que diz ter as mãos a rédea de sua vida. Que destino? Perguntam eles. Fantasia dos fracos, ou daqueles que entregam a sua vida, à sua própria sorte. Mas..., o que é a própria sorte, senão ele. É certo que o invocam de varias formas, ou sobre outros signos. Entretanto, ele está presente. Presente quando se acaba de nascer, e por que não dizer, quando se é gerado. Presente quando se começa a trilhar caminhos. Presente quando se apaixona. Presente quando toma pra ti tua outra metade. Presente a escolher a profissão. Presente em cada passo que se dá. É, é o destino capaz de ir contra todos os planos feitos, se assim o apraz, ou em outras ocasiões ir de encontro a eles. Embora, só assim existindo, porque ele, o senhor destino permitiu. É, é o destino, capaz de fazer pequenas e grandes manobras em tua vida, sem que percebas. E se percebe, é impotente diante dele, pois já está laçado. Há de se comparar com uma teia de aranha, onde se trava batalhas para se libertar. Batalhas que não se vence, a não ser, que ele, o senhor destino, conceda lhe a vitória. Hum!  Oh destino. Destino que leva, destino que traz, alegrias imensas ou tristezas profundas. Marcas que  a ele pertence. Marcas que tatuam se na aura. É , é o destino que rege, que manda, que controla. Afirmo até ser um fantoche em tuas mãos. Um joguete sem vontades, embora acredite nelas.

Por Delson A Vieira

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ENSINAMENTOS DA VIDA


A vida me ensinou.
A  ser menos arrogante,
E mais tolerante.

A vida me ensinou.
Que das pequenas coisas,
Você absorve as maiores lições.

A vida me ensinou.
A ouvir mais,
Pois não há uma verdade absoluta.

A vida me ensinou.
Que ao ensinamos,
Aprendemos mais.                                                  

A vida me ensinou.
Que estar por cima,
É estar lado a lado  aos demais.

A vida me ensinou.
Que cada história é única,
Pois ninguém vive, a experiência do outro.

A vida me ensinou.
A viver um dia a cada vez,
Pois o amanhã advém, sem o seu controle.

A vida me ensinou.
Que não importa quanto dure a tempestade,
O sol sempre vai brilhar para florir.


Por Delson A. Vieira.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

ËXTASE


Há quando tu fechares os olhos  e deixares   sentir  o  calor  do  meu  corpo,
As doces  palavras a penetrarem aos teus ouvidos, de uma maneira a estremecer, fazendo a mente delirar e buscar a fantasia, trazendo-a como se  realidade fosse. E sentir o cheiro do perfume inebriante  misturando ao teu, alterando então, o ar que respiramos, tornando-o muito  alem do ar a sobrevivência.

Há se estivesse tu aqui, a espreitares o meu dia, a noite, o sono, e acordar ao som dos passarinhos, gorjeando a canção do amor, fazendo da melodia a felicidade do dia que acabara de raiar, iluminando o cetim dos lençóis  que se confundem a sedosidade de sua pele, enroscando se a mim, e fazendo sentir o cheiro de seus cabelos, exacerbando o libido guardado em um segredo a desvendar.

Por Delson A. Vieira

domingo, 5 de dezembro de 2010

NO CORAÇÃO

NO CORAÇÃO


Sim, eu vou te buscar
Buscar-te em meus pensamentos
Eu sei, eu vou te encontrar
Pois o amor, ah! o amor
Esse não se pode arrumar.

Sim, eu vou te buscar
Buscar-te em algum lugar
Mesmo que não a veja
Eu sei,  eu vou te encontrar

Sim, eu vou te buscar
Buscar-te no céu, do teu olhar
Eu sei, eu vou te encontrar
Pois o amor, ah! o amor
Esse não se pode arrumar

Sim, eu vou te buscar
Buscar-te no infinito do mar
Onde podes não estar
Mas eu sei, eu vou te encontrar

Sim , eu vou te buscar
Buscar-te no vento a soprar
Eu sei, eu vou te encontrar
Pois o amor, ah! o amor
Esse não se pode arrumar.

Sim, eu vou te buscar
Buscar-te onde sei que estar
Dentro do meu coração a pulsar
Sorrindo de tanto amar.

Assim eu sei, que  ao buscar
A busca me fez encontrar
No meu coração, onde está
Sorrindo de tanto amar.

Por Delson A. Vieira

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PRECONCEITO


         PRECONCEITO




Uma poderosa arma que ao ser  disparada,  na maioria das vezes atinge de maneira a deixar seqüelas inimagináveis para o alvo, e aqueles a quem lhe é caro. Uma arma com várias formas de se municiar: seja velada, explícita, bem intencionada, (sim porque há preconceito disfarçado de boa intenção), seja racial, etária ,social, sexual ou por convicção cultural , o fato é que  não existe ainda uma defesa para esta poderosíssima arma. E não há de dizer, que seja uma arma usada por  esse ou aquele . Mas uma arma que ao nascer já a recebe como um dos primeiros presentes. E aqueles, que de alguma forma  sente-se chocado ou ultrajado por esta afirmação, mesmo que se sinta vitima, si, se fizer uma introspecção, (e não precisa ser tão profunda) irá de pronto descobrir que já a usou, municiada de alguma forma, entre tantas. O que há de concreto, é que  esta arma, quase sempre vem acompanhada da hipocrisia. Pois, aqueles que são vitimados, usam esse  escudo para justificar. Já aos algozes nato, esta arma sempre usada, os fazem sentir os donos da verdade, e que são  puros ilibados por esse sentimento doentio. E por esta sarcástica visão pergunta se:
_Preconceito, uma doença a ser tratada ou uma maldade a ser erradicada?
 E se doença, enxergar-la-ei, como a maior epidemia global  jamais superada por  peste alguma.
Mas se maldade, há de se recorrer aos especialista em psicanálise, que a imputam como uma “sociopatia”.
Logo, defino:
Preconceito,  forma de diferir , o que é, aos olhos daqueles, uma anomalia.


Por Delson A Vieira
                                                               

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

ESPERANÇA



 
Esperança



Sentimento ousado, que impulsiona,
Fácil traduzir como um sonho
Sonho que se vive de maneira única
A esperar o real

Há muitos a dizer, que é
a última que morre, mas...
se morre, mesmo sendo a
última, como esperar.

Certo é, que quem tem  esperança
Move se de maneira, mesmo que lenta,
A não deixar morrer, a última que morre.
Paradoxo que se faz lutar.

Então não morra, ah esperança!
Se és tu que moves sonhos,
E faz até dos desalentos
A vitória dar assento.


                                               Delson A. Vieira


sábado, 27 de novembro de 2010

Realidade pseudo-religiosa


Realidade pseudo-religiosa
                 

Uma realidade sob uma ótica bem mais abrangente do que a pregada por líderes religiosos, que defendem os seus próprios interesses , manipulando e fazendo com que pessoas de fé acreditem em suas boas intenções. Ah, até onde vai a fé dos incautos religiosos, acortinados por um véu, (o véu da fé), que não conseguem se libertar, aja visto que a mente é constantemente bombardeada, e ai assegurado. o não entendimento ou a visão real dos fatos.
Quisera eu poder mudar esses conceitos, seja por artigos meus lidos por todos, seja por  uma canal na mídia para lutar contra esse tipo de manipulador, alertando de forma geral ao povo intitulado “povo de deus”, dessas manobras pseudo-religiosas. Nossa grandiosa nação se infesta, como uma peste desses manipuladores. E o pior as pessoas Crédulas, estão pagando e financiando, para serem manipuladas. Chego a entristecer-me ao comparar a isto o poder do grande manipulador de massa, que outrora surgia na Europa, culminando com um holocausto de proporções alarmantes. Por enquanto tenho visto esses lobos em pele de pastores de ovelhas, enriquecerem e montarem verdadeiros impérios. Trazendo com eles, naturalmente, toda a sua família e familiares, estendidos a genros, noras, e afins. Mas isto é por enquanto. E minha preocupação é até onde vai a gana de poder desses, para fazerem daqueles, “vaquinha de presépio”, e serem levados onde quer que queiram. O perigo é eminente, pois a olhos vistos é tão fácil a manipulação, que ao lerem esse artigo, far-se-á saber o “povo de deus”, que quem escreveu é um herege ou filho das trevas, ofuscando então o entendimento ou fazendo campanha para que não seja lido, ou tão pouco dado ouvidos. Pois até a maneira de censurar, velada e trapaceira, invocam as sagradas escrituras de maneira tendenciosa, fazendo crer a aqueles com parte de versículos, fora de contexto, e agora dividindo em sub parte, simplesmente para abalizar longos discursos provando a heresia, através de hermenêutica bíblica, confundindo ainda mais o “povo de deus”, por crerem que são incapazes de entenderem os desígnios escrito por apóstolos e profetas bíblicos. Ah, ledo e tenebroso engano, aja visto que naquelas escrituras sagradas estão apostos texto que não deixam dúvidas que o entendimento vem pura e simplesmente pela dádiva do espírito santo. Então, como o “povo de deus”, pode cair em uma esparrela dessas, ao seguirem, em vez da voz divina, a voz daqueles lobos disfarçados. A resposta de pronta é dada. O poder da manipulação que se assemelha aquele grande líder europeu aqui já abordado.

A Vida


A Vida
È certo que seja o bem maior de qualquer ser vivo,
e que se tem a ela, o maior zelo, ou pelo menos deveria se  ter.
Mas o que mais surpreende, é que em sua grande maioria
o ser vivente luta pela vida de forma a estar respirando, andando
entre outros atributos.
Mas...,
Será  que viver, é apenas isto,
Respirar, andar, trabalhar, ter momentos de lazer
Será que viver, não estaria intrinsecamente ligado
Ao poder de decidir se sobre suas idas e vindas,
Sobre os seus amores, sobre a vontade de se doar
Será que viver não seria uma dádiva que estar longe
Das drogas, dos sacrifícios e quem sabe das mazelas
E armadilhas , que por certo ninguém estar por esperar
Mas... no entanto, se cai a todo momento.
Será que vida, não seria aquela em que se vive
Com alguém que por reciprocidade se escolhe e é escolhido
E vivem, vivem para sempre em eterno amor.
Será que a vida, não seria essa fusão, sem interrupção.
Ah vida!, faço valer a vida , por quem eu amo e já não é mais viva,
Pelo menos não nesse plano vivo.

Por Delson Vieira

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Conhecimento

Ah!....conhecë-la, ouvi-la,
Fez me, encontrar de alguma maneira
O alento à amargura vivida
Sendo as palavras  tornando balsamo
As feridas.

Ah!... ver te do andar de cima
Com a água  a brincar, fazendo dela
Um fascínio, a mim espiar
Que fez me agora pensar....

Ah!...acerolas, e amoras
Frutos de um pensamento
Que voam  a  buscar
O gosto, que passo à imaginar.

Ah!... se tu fostes assim
Bela como o luar, e de coração
A abrandar, sofrimentos outros
Eu quero encontrar.

Ah!... agora vejo te
Ouço te, e posso cumprimentar
Pois o seu nome até pronunciar
Após a mim ensinar.

Com o amor se vence: SAUDADES DO AMOR

Com o amor se vence: SAUDADES DO AMOR: "Estou com vontade de te ver, e sentir de novo o teu cheiro o teu gosto. Não sei, e não me pergunte por que? Sei que quero e és presente em ..."

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A INDAGAÇÃO DO VIVER




            Quantas vezes pensamos o que é viver?
            Quantas vezes sentimos o que vivemos?
            Quantas vezes pensamos o porque vivemos?
             Sem nem sabermos realmente o que é viver.

Viver, é saber, o que somos e porque somos,
É identificar o futuro, na construção do presente,
É saber que o passado se torna presente em lembranças
Lembranças, que por si servem a experiência.

              Viver é sonhar, o sonho real, que se toca,
              É sentir o sonho, mesmo que utópico
              E fazer da utopia a realidade presente
              Do que dantes era ausente.

Viver é responder os porquês,
E sentir a vida no sopro divino
Na natureza, e evidentemente no seu eu, então
Viver, é saber, o que somos e porque somos,

 Delson Alves Vieira

SAUDADES DO AMOR

Estou com vontade de te ver, e sentir
de novo o  teu cheiro o teu gosto.
Não sei, e não me pergunte por que?
Sei que quero e és presente em meus
pensamentos.

É verdade, talvez eu saiba porque.
Mas...não admita saber.
Ah...,horas, dias, meses se passaram
desde que eu a vi pela última vez.
Mas..., não sei, e não me pergunte por que?
Sei que quero e és presente em meus
pensamentos.

by Delson  Vieira